25 abr Tesla Model S – O Futuro dos Carros
No futuro, o carro totalmente elétrico Tesla Model S poderá ser lembrado junto com o Mini ou o Ford Modelo T como um divisor de águas da história automotiva.
O Tesla Model S é um sedã de cinco lugares totalmente elétrico (não é híbrido com motor a combustão), e foi projetado desde o início para esta configuração. A vantagem que este carro não é simplesmente uma adaptação de um carro à combustão para ser elétrico. Ele é elétrico desde seu nascimento nas pranchetas dos projetistas da Tesla. O carro foi tão bem projetado que não se trata de uma aventura de alguns Engenheiros malucos, pois ele vem com garantia de 4 anos ou 80.000 km, o que vencer primeiro. Sua bateria tem garantia mais extensa: 8 anos ou 160.000 km, também o que vencer antes.
![](https://3.bp.blogspot.com/-UH23ukOH7Vc/U1eOYe5KH3I/AAAAAAAAEdk/OnNt82ZvA2g/s1600/BannerVR02.jpg) |
Cursos NR10 Online! Apenas R$ 149,90. Válido em todo o país! |
O Motor elétrico do Tesla fica na mesma altura das rodas traseiras, e a bateria, com apenas 10 centímetros (4 polegadas) de espessura, fica no assoalho. Assim, com a exceção da suspensão, o pacote mecânico do Tesla é plano. Eles chamam isso de “skate”, que é um projeto com muitas vantagens dinâmicas, principalmente por criar um baixo centro de gravidade e uma ótima distribuição de peso.
![](https://4.bp.blogspot.com/--aOa5Roc6_Y/U1pX4Uw4cfI/AAAAAAAAEfc/rxkn6vIs24E/s1600/tesla+s+battery.jpg) |
Baterias planas no assoalho do carro |
O “Skate” também significa um piso plano na cabine – sem túnel de transmissão – e enorme espaço para as bagagens. Sob o piso do porta malas, onde seria o tanque de combustível, há um espaço profundo para mais bagagens, ou espaço para as pernas de duas crianças, nos bancos opcionais, voltados para trás.
![](https://3.bp.blogspot.com/-cjVIeDl60ys/U1pbLP9ZCII/AAAAAAAAEfk/el5d1l96B1s/s1600/tesla-model-s-exterior-child-seat-jpg_122339.jpg) |
Sem tanque de combustível, sobra espaço no porta-malas até para as crianças! |
Ao concentrar todas as massas do carro na parte inferior do chassi, o Model S tem um centro de gravidade de apenas 45 centímetros do chão. Portanto, apesar de pesar 2,1 toneladas – a estrutura é principalmente de alumínio, mas as baterias pesam 450 kg – ele tem um comportamento dinâmico excelente, com pouca inclinação nas curvas e sem mergulhar nas frenagens mais ousadas.
O preço do modelo standard varia de US$ 50.000 a US$ 70.000, conforme a capacidade da bateria – 40 kW·h, 60 kW·h e 85 kW·h. Chega a custar US$ 85.000 com opcionais de luxo.
Os desempenhos são os seguintes:
Modelo 40 kW.h – Autonomia: 256km – 0-100km/h: 6,6s – Vel. Máxima: 176km/h
Modelo 60 kW.h – Autonomia: 370km – 0-100km/h: 6,0s – Vel. Máxima: 192km/h
Modelo 85 kW.h – Autonomia: 480km – 0-100km/h: 5,7s – Vel. Máxima: 200km/h
Este modelo de 85kW.h tem motor de 270 kW (367 cv) e 45 m·kgf de torque (já com torque máximo deste 0 rpm, pois é um motor elétrico).
![](https://2.bp.blogspot.com/-AG4QXEDyde4/U1qWLk00kII/AAAAAAAAEf0/r1Wb0aU9PlU/s1600/Torque+Curve.png) |
Comparação das curvas de torque de um motor elétrico e um de combustão de alta performance. Veja que o torque é constante desde 0 rpm. |
Existe ainda uma versão mais exclusiva com um kit de performance que eleva a potência para 418cv e 61 m·kgf, levando o carro de 0-100km/h em apenas 4,5s e atingindo velocidade máxima de 210km/h.
![](https://3.bp.blogspot.com/-8NOd1c7pRr8/U1pX20m_HzI/AAAAAAAAEfM/A3SliGbcPb0/s1600/model-s-photo-gallery-14.jpg) |
Interior |
O interior é dominado por um touch-screen de 17 polegadas que faz seu iPad parecer pequeno, fraco e lento. Ele controla praticamente todas as funções do carro: os dois únicos botões necessários no painel central são para as luzes de alerta e do porta-luvas. Você pode dividir a enorme tela do jeito que preferir. Funciona com o Google Maps e tem navegador da web. Na tela de configuração do veículo, há uma imagem do seu carro, aonde são mostradas todas as condições do veículo.
![](https://2.bp.blogspot.com/-RhXQXYI55ew/U1pX1skTbLI/AAAAAAAAEe8/ygy0I_GKWuw/s1600/model-s-interior1_960x640.jpg) |
Interior clássico contrastando com alta tecnologia |
Em tomadas comuns de 127V, a carga se dá na ordem de 50km de autonomia por hora de carga. Existe porém um opcional que carrega as baterias na ordem de 100km por hora de carga.
A Tesla está espalhando pelos EUA diversos pontos de recarga capazes de fazer meia carga de bateria em apenas 30 minutos.
Infelizmente essa maravilha da engenharia mecânica/elétrica não está disponível no Brasil.
O Tesla Model S veio para derrubar de vez com o paradigma que carros elétricos são chatos, sem graça e somente para os Eco-chatos. É um sedã altamente tecnológico de deixar qualquer entusiasta automotivo de cabelos em pé com seu surpreendente e constante torque em todas as rotações.
Marcos Vinicius Martins
Postado em 16:57h, 30 abrilTive a oportunidade de ver pessoalmente, realmente é show em tudo, incluindo tecnologia. Porém o preço vai doer no bolso.
Anônimo
Postado em 02:13h, 06 maioSrs,
Como vivemos num mundo onde:
1- Normalmente existe um jogo de interesse “por trás dos bastidores” das negociações politico-econômicas!…
2- Já houve as crises de preço/abastecimento do petróleo!…
3- Temos os problemas ambientais atuais: Poluição, aumento de temperatura, destruição da camada de ozônio, etc…
4- Os donos da “Indústria do Petróleo” são bilionários, poderosos e influentes!…
5- Os carros elétricos são veículos não poluentes, silenciosos e econômicos!…
Então estamos obrigados a, no mínimo, suspeitar que a Indústria do Petróleo tenha grandes e implícitos interesses em não deixar que a tecnologia deste tipo de carro melhore, prolifere e ganhe mercado, concorrendo assim, com grandes vantagens em relação ao carro à combustão!?!…
A história registra que já houve sabotagens em laboratórios;
Assim, no mínimo, fica no ar mais um mistério e lacunas que martelam o senso comum !?!…
E, para finalizar, pergunto: Porque as lideranças mundiais, organizações ambientais, grandes empresas, etc… não tomam esta questão como prioridade estratégica mundial ?…
Edson Carvalho
Postado em 12:08h, 10 maioBela matéria, parabéns!
Tenho uma comunidade sobre a Tesla Motors, participem:
https://plus.google.com/communities/112704121922875619173